Autores do artigo científico: Lindomar Sousa Brito, Larissa Pires Barbosa, Max Vitória Resende, Alexandre Moraes Pinheiro, Caline Santana da França, Reuber de Carvalho Cardoso.
Em Cruz das Almas – BA foi desenvolvida uma pesquisa visando diminuir efeitos deletérios que ocorrem durante o processo de criopreservação ao sêmen caprino, tal como a geração de espécies reativas (ROS) que causam estresse oxidativo. Para isso, cientistas vêm buscando antioxidantes em diluidor seminal que proporcionem maior eficácia na redução do dano peroxidativo e do congelamento do sêmen. Uma vez que o crescimento da geração de ROS decresce as defesas antioxidantes.
Porém, a importância deste estudo é dada devido a diferença observada entre os resultados de pesquisas quanto a dosagem ideal de antioxidante, como o ácido ascórbico, no diluidor seminal. Trabalhando com reprodutores caprinos da raça Anglo Nubiana os autores observaram melhora na integridade acrossomal durante o processo de criopreservação, podendo a inclusão de 0,1006mg/mL de ácido ascórbico no diluidor TRIS-Gema ser uma alternativa na composição dos diluidores seminais caprinos.
Comments